sábado, 28 de maio de 2016

Guaiuba: Problemas de Pavimentação



Problemas de Pavimentação
Guarujá, São Paulo
Bairro Guaiuba


 
Direitos Autorais do mapa para a empresa Google Maps

Todas as ruas em vermelho permanecem sem asfalto 

Asfalto, deveria ser colocado ou não?

Esta é uma dúvida bem discutida entre os moradores dessa região, já que abrange uma área enorme (como mostrada no mapa).
Já que alguns moradores afirmam ser uma melhora na infraestrutura da cidade o fato de suas ruas estarem asfaltadas, e para outros, é algo totalmente desnecessário e até mesmo uma escolha ruim para a mesma infraestrutura, a qual os dois se localizam.
A zona urbana do Guarujá, conta com uma média de, aproximadamente, 311.230 habitantes.
Tendo em vista que todas estas pessoas estão espalhadas pelo município, e que boa parte se locomove com transportes públicos ou automóveis, TODOS tem como opinar sobre as ruas de sua região (no caso o Guaiuba).
Por meio de análises e pesquisas, chegamos a alguns pontos, positivos e negativos, sobre o fato: deveríamos cobrar da prefeitura o asfalto nessa região, ou não? E por que?
Dentre os pontos negativos (NÃO), temos o fato de ser muito caro o asfaltamento (podendo chegar à 1 milhão de reais por quilometro), e para a drenagem das ruas de terra, a infraestrutura da mesma é bastante antiga e subdimensionada, com construções sobre o leito e ocupação inadequada das áreas de preservação permanente.



  Outros problemas poderiam vir a ser as catástrofes por inundações, as dificuldades e encarecimento na captação e tratamento de água. Assim como, caso o asfalto seja barato demais, ele duraria muito pouco e após seus poucos anos de efeito, poderia vir a rachar ou formar buracos, necessitando uma atenção maior ainda.



Outro problema seria ter que montar sistemas de escoamento da agua, o que poderia interditar a rua por um longo tempo, além de que após isso necessitaria de manutenção.

 
E agora os pontos positivos (SIM), danifica menos os automóveis quando o asfalto permanece em bom estado. As ruas de terra tendem a fornecer muita poeira o que pode prejudicar a saúde ou apenas o bem-estar mesmo dos moradores das regiões.



Assim como quando ocorrem chuvas, sejam elas fracas ou até mesmo muito fortes, alagam toda a área e dificultam mais ainda a passagem dos automóveis e dos próprios moradores em si (no total qualquer modo de locomoção no local será dificultado e retardado).


 
Melhoram também a imagem caricata urbana da cidade e de certa forma sua infraestrutura, agradando o turismo entre outros aspectos do gênero, o que inflige até mesmo na economia do município de certa forma, assim como na imagem do prefeito atual ou do próximo.


 
Depois de analisar os dois lados da moeda, percebemos que a decisão de asfaltamento, varia de que lado você está, se você tende a pensar mais no turismo do município, é mais vantajoso, ter o asfaltamento, mas se você levar em conta a possibilidade de erosão do solo, o não asfaltamento provavelmente seria a opção mais aceita.
 O problema dessa preferência do não asfaltamento, é a ocorrência de inundações, sua solução seria um asfalto com uma boa drenagem, o que não ocorre no Guarujá, já que sua infraestrutura de drenagem é antiga.
E a prefeitura atual também não colabora tanto na melhor preferência e o equilíbrio entre as ideias, que no caso seria uma boa manutenção, uma boa qualidade de asfalto e também um bom sistema de canaletas para escoar a água para o lugar certo onde houvesse a filtragem da mesma. Algo até mesmo sustentável se bem pensado.
Com tais informações e fotos dos “dois lados da moeda”, assim como uma melhor explicação para cada encerramos o trabalho apresentado.
Sem uma “conclusão”, pois para tal, precisaríamos de informações da própria prefeitura, de todos os moradores e uma conferência com os dois ao mesmo tempo.

Bibliografia:

Fonte usada para pesquisa, acessada no dia 23/05, ás 20:11 – portal.guaruja.sp.gov.br/wp-content/uploads/2013/09/anexo_i_-_plano_de_obras_de_controle_de_enchentes.pdf

Fonte usada para pesquisa, acessada no dia 23/05, ás 20:12 – carrohoje.com/2014/04/16/concreto-x-asfalto-o-que-e-melhor/

Fonte usada para pesquisa, acessada no dia 23/05, ás 20:13 – www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/print.php?id=13409

Fonte usada para pesquisa, acessada no dia 23/05, ás 20:13 – www.mobilize.org.br/blogs/sampa-pe/sem-categoria/asfaltar-ou-nao-asfaltar-eis-a-questao/

Mapa retirado da empresa Google, no dia 23/05 – 20:18 --- www.google.com.br/maps/

·       Guilherme Goes – Número 11
·       Lucas Medeiros – Número 16
·       Tales Cabral – Número 25
·       Vinicius do Carmo – Número 26
  • 2º CD - B
Todas fotos retiradas e mantidas nesse trabalho são de autoria de Tales Cabral Nogueira. Não copie, faça-o.

Nenhum comentário:

Postar um comentário