sábado, 28 de maio de 2016

Problemas com o lixo no Guarujá

            O lixo no Guarujá é uma problemática crescente, a cada ano ,vemos mais lixos nas praias, nos esgotos, nos nossos bairros, nos mangues, etc. O lixo no Guarujá é visto todos os dias a todo o tempo e por todos nós, basta passar por certos lugares ou até mesmo somente abrir a porta de casa.

      A seguir veremos alguns locais afetados pelo lixo:


  •  Nas praias:


      Guarujá é uma cidade carente de limpeza quando o assunto é lixo, ainda mais por ser uma cidade com grande fluxo turístico devido as suas belas praias, com o final da temporada, além de saudade, deixam as praias muito sujas, em algumas dessas praias a situação fica mais critica ainda pois elas já não eram limpas antes da temporadas e depois dela ficam extremamente sujas.

"Durante as férias é sempre assim, não tem jeito. A praia lota, e o lixo fica", reclama o administrador Leandro Corrêa,38, em entrevista para a Folha.

Outra reclamação também é dos comerciantes: " Quando a gente chega para trabalhar as 8 hrs, nós é que temos que passar um rastelo aqui em volta. A prefeitura passa só uma vez por dia aqui.", Diz a vendedora de cocô da praia das pitangueiras Inês Vieira, 35, em entrevista para a Folha.


 


Esses lixos jogados na areia das praias, em épocas de maré cheia, acabam sendo levados para o mar assim causando vários problemas, inclusive com a vida marinha, que com esses despejos é fortemente afetada.



  • Nas ruas:

 
          O lixo acumulado nas ruas do Guarujá é muito frequente, principalmente nas periferias da cidade, onde mesmo com a coleta a situação não é resolvida por completo, porém, não existe somente nessas regiões; por causa do descarte irregular de lixos pelos municípios em areas inapropriadas criam-se grandes acúmulos de lixo. Esse acumulo de lixo muitas vezes atrapalham ciclistas, que se veem obrigados a andar pela rua, pois não há espaço nas calçadas, alguns locais onde isso acontece frequentemente e houve muitas reclamações são nas avenidas Silvio Fernandes Lopes e Santos Dummont, no bairro Sítio Paecara.
“Uso a ciclovia todos os dias para ir trabalhar, mas com essa situação os ciclistas acabam andando na rua, o que é muito perigoso”, diz Rodrigo Sobral David em entrevista para o G1.



  • Nos mangues:

      Os mangues além de serem locais de moradias para muitas pessoas, também são, de onde muitas pessoas tiram seu sustento. A prática de comercio de caranguejos é muito comum, e essa prática só é possível através dos mangues, porém, muitos estão sendo muito poluídos através do lixo, que acaba matando a vida que á nele. Além de causar o chorume, que é um liquido que o lixo produz quando vai de decompondo, que através das águas e solos dos mangues é mais fácil de chegar aos lençóis freáticos, contaminando também o solo por possuir substâncias químicas e metais muito tóxicos.




  • Nos rios:
           A poluição dos rios, polui suas águas e matam a vida que nele existe, trazendo muitos problemas para a natureza e para as pessoas.O rio Acaraú por exemplo, ali pelo bairro da Vila Áurea em Vicente de Carvalho. No seu trajeto há um rastro de sujeira e lama deixada pelas habitações que se instalaram ao longo do seu curso.O lixo jogado ao longo dos anos pelas pessoas que ali habitam, além de causar um enorme impacto ambiental, afetam a si próprias, pois acabam correndo o risco de pegar doenças.

 




Os pontos críticos estão demarcados com o "alfinete" vermelho. Imagens de internautas e da equipe de reportagem.
Os pontos onde a Prefeitura já encontrou uma solução é representado pelo "alfinete" verde.


  • Noticias:

Ano passado com a greve de coleta de lixo em Guarujá, a situação que era critica piorou bastante, veja a reportagem e saiba mais sobre o assunto:


Lixo acumulado em frente a uma creche, causou grande problema em Vicente de Carvalho,Guarujá:



Bibliografia 








Integrantes do grupo: 
Flávia Rodrigues de Oliveira n°05
Isabella Fernandes Simoes n°14
Laysa Morais Dias Fuhr  n°15 
2° CD-B.













Nenhum comentário:

Postar um comentário