sexta-feira, 27 de maio de 2016

Vila Baiana: Os dois lados da moeda

A desigualdade social e a pobreza são problemas sociais que afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, pobres ou ricos, mas a desigualdade social é um fenômeno que ocorre principalmente em países não desenvolvidos.
O conceito de desigualdade social é um guarda-chuva que compreende diversos tipos de desigualdades, desde desigualdade de oportunidade, resultado, etc., até desigualdade de escolaridade, de renda, de gênero, etc.

Podemos observar esse problema social e ambiental na cidade de Guarujá, no bairro da Enseada, na Vila Baiana. Há uma comunidade carente na Vila e ao lado um condomínio luxuoso e particular, os dois separados apenas por um morro. Observamos duas realidades bem distintas, praticamente, lado a lado.

Ánalise:

De um lado esse Condomínio, chamado de Granville, particular, com variadas piscinas, quadra de tênis, ruas amplas, de bloquetes de boa qualidade, uma área residencial planejada.






E do outro lado, uma comunidade carente, popularmente conhecida como favela, com algumas ruas asfaltadas, outras não, ruas estreitas, casas quase grudadas umas nas outras por não terem sidos planejadas e sim contruídas numa área invadida, casas bem no alto do morro, sem ordem legal para moradia.




Mundos bem diferentes mas bem próximos.

Solução:

A "solução" para o problema não é fácil de ser questionada, pois envolvem tanto o lado social, as moradias precárias em um lugar que não é seguro, pois por ser um morro pode ocorrer deslizamentos, quedas de árvores, a falta de saneamento básico em algumas moradias e envolve também a questão ambiental, do desmatamento para a construção das casas no morro.
Em relação ao problema ambiental, poderia ser feito um reflorestamento em outra área para suprir as árvores que foram cortadas. Já em relação ao problema social é muito pior apontar uma solução, pois o problema já começa da escola, uma educação ruim que te leva a não conseguir um bom emprego e, consequentemente, não ter uma boa renda para poder manter um vida mais confortável e saúdavel em outra lugar, enfim, são muitas coisas que levam a pessoa estar nessa situação.

Monique Ramos nº 24 2ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário